Assim como no Brasil, na Austrália o imposto de renda é calculado de acordo com o range salarial de uma pessoa. Contanto, este cálculo é baseado nos ganhos anuais de cada pessoa e não pelo salário mensal como no Brasil. Veja abaixo a tabela atualizada do do imposto de renda de 2016, isento do imposto do Medicare(Sistema de Suade da Australia):

 

Salário Imposto a Pagar
0 – $18,200 Isento
$18,201 – $37,000 19c para cada $1 acima de $18,200
$37,001 – $80,000 $3,572 + 32.5c para cada $1 acima de $37,000
$80,001 – $180,000 $17,547 + 37c para cada $1 acima de $80,000
Acima de $180,001 $54,547 + 45c para cada $1 acima de $180,000

A empresa em que voce trabalha durante o ano fiscal, devera te enviar o Payment Summary Statement, ou a Declaracao do Resumo de Pagamento (docuemnto obrigatorio pelas empresas que deveram ser enviados para os funcionarios ate o dia 14 de Julho), onde voce vai saber exatamente a sua renda dentro do ano. Com esse documento voce podera fazer o seu imposto de renda na Australia.

Fiquem atentos que o ano fiscal na Australia comeca no dia 01 de Julho e termina no dia 30 de Junho de 2018.

Segue exemplo do Payment Summary Statement

 

Para fazer a declaração de imposto de renda na Austrália

A declaraco de imposto poderá ser realizada através de um contador ou empresa de contabilidade, que lhe cobrará pelos serviços prestados ou gratuitamente através do site do governo ATO (Australian Taxation Office).

Para quem precisa de serviços mais detalhados para seu imposto de renda e/ou tentar inserir o máximo de deduções em seu processo de tax return ou tax deductions, é recomendável que entre em contato com uma empresa de contabilidade especializada. Esse tipo de serviço custa por volta de AU$ 100 a AU$ 200 por sessão. Bom, mas o lado positivo é que o valor gasto com contador pode ser deduzido do seu imposto de renda, o que facilita e muito este tipo de serviço. Existe tambem o processo de realizar o tax return pelo próprio site do governo chamado MyGov. O site é bem fácil de se usar, seguro e gratuito. Para isso, acesse o site my.gov.au.

Segue os passos para realizar o processo:

  • Você deve criar uma conta clicando no botão como na imagem acima.
  • Preencher os seus dados e fazer o seu login no sistema.
  • Dentro do sistema voce terá que clicar no botão que conecta a sua conta mygov com a ATO – Australian Taxation Office. Onde você terá acesso ao ATO e poderá fazer o seu tax return de forma muito fácil e intuitiva, clicando em lodge tax return.

 

  • No próprio sistema de tax return da ATO, voce poderá solicitor as deduções no imposto de rendaou tax deductions, que são os reembolsos que o governo te da para se caso voce tenha usado seu salário para pagar custos com o seu trabalho.

 

  • Abaixo estão listados os que pode ser solicitado na sua dedução do tax return:

-Custos com Viagem e Veículos – Vehicle and Travel Expenses

-Custos com Lavagem de Roupas – Clothing, Laundry and Dry-cleaning Expenses

-Custos de Home Office – Home Office Expenses

-Custos com Estudos – Self-Education Expenses

-Custos com Equipamentos – Tools, Equipment and Other Equipment

-Custos Diversos – Other Deductions

-Custos com Investimentos – Interest, Dividend and Other Investment Income Deductions

-Presentes e Doações – Gifts and Donations

-Exceção do Imposto Medicare – Medicare Levy Exemption

IMPORTANTE: Pessoal, importante lembrar que se a soma de todas as suas deduções for menor que AU$ 300, não há a necessidade de comprova-los com recibos. Contudo, para valores acima disso, é muito importante manter todos os recibos que comprovem essas deduções, pois a ATO poderá solicita-los no seu processo de tax return.

O processo poderá ser realizo entre os dias 1 de Julho ao dia 31 de Outubro, e a ATO terá 2 semanas para realizar o depósito do valor a ser restituído para você em sua conta bancária.

Tudo sobre o Imposto de Renda da Australia e o passo a passo para realizar o seu Tax Return de forma facil e segura diretamente pelo site do governo ATO ou Australian Taxation Office.

Pacific Team

 

Advertisements